Espinhas.. Saiba mais!

quinta-feira, agosto 04, 2011 0 Comments A+ a-


  Ninguém merece espinhas, ainda mais no rosto certo? Então saiba como lidar com esse período complicado e descubra a melhor maneira de evitar que o problema se agrave.
  Acne é vista como vilã entre a maioria dos adolescentes. Você tem a pele lisinha e de repente, se olha no espelho e "bum"! Lá estão aquelas espinhas horrorosas na sua testa da noite para o dia! E você pensa: "Meu Deus, por que isso está acontecendo comigo?". Segundo a dermatologista Gabriela Casabona, a acne é um problema genético causado por diversos fatores que atinge, em sua maioria, jovens entre 13 e 20 anos. O seu aparecimento é favorecido por quatro fatores: a glândula sebácea, que permanece "adormecida" na infância e, na adolescência, passa a produzir o sebo; bactérias causadoras de acne; espessamento da pele ao redor do folículo e sensibilidade a hormônios.


Tratamento
  Existem vários graus de acne, desde um simples cravo até espinhas (pústulas com pus) e, em casos mais sérios, até mesmo cistos. E o pior é que não há uma maneira 100% eficiente de se tratar o problema. O mais importante é procurar evitar o seu agravamento. E a primeira coisa a fazer é ficar atenta a limpeza da pele, que é fundamental. "A profilaxia das peles com acne deve começar desde o inicio da adolescência. Isso diminui a incidência de cicatrizes, que são de difícil tratamento", explica Gabriela. Outra dica é saber se seus pais tiveram acne quando jovens. "Podemos olhar o histórico dos pais e saber se o adolescente tem ou não tendência à acne e, então, tomar as devidas providências, como a indicação de cremes e peelings superficiais", completa a dermatologista. Aliás, o tratamento precoce é a melhor solução para esse problema. "Infelizmente, muitos portadores de acne demoram anos para procurarem um dermatologista. Eles recorrem a uma série de produtos e terapias pouco eficazes e buscam tratamento quando as cicatrizes já estão estabelecidas", avisa a dermatologista. Ela ainda explica que nem todas as cicatrizes de acne no rosto podem ser corrigidas e, nos ombros, peito e costas essa possibilidade é ainda menor. De acordo com ela, para se eliminar as lesões existentes de acne e prevenir a formação de cicatrizes, devem ser empregados medicamentos de alta eficácia, que só podem ser prescritos por médicos dermatologistas. Para os casos mais resistentes, o tratamento ainda se dá por meio de antibióticos, isotretinoína, cremes específicos e tecnologias como peelings e lasers. 


Marcas profundas
  Além das cicatrizes físicas, a acne também pode deixar marcas psicológicas. "Adolescentes com acne podem apresentar dificuldades no relacionamento com amigos, namoro, queda no desempenho escolar e até complicações na hora de entrar no mercado de trabalho", afirma a dermatologista. Segundo ela, isso ocorre pois, nessa idade a preocupação com aparência e os padrões físicos exigidos é muito grande. Além disso, o período em que se forma a nossa identidade e, por isso, nessa faixa etária, são comuns os problemas com insegurança, principalmente ligados à aceitação e à aparência, conforme explica o psiquiatra Antonio Leandro Nascimento, da Associação Brasileira de Psiquiatria. É por essas e outras que alguns adolescentes podem desenvolver uma timidez excessiva ou, em casos extremos um problema chamado transtorno dismórfico corporal. "Pessoas com esse transtorno acham que alguma parte do seu corpo é muito feia ou tem a percepção exagerada de uma pequena e leve alteração na sua imagem, como é um caso de uma cicatriz de espinha", explica o psiquiatra.
  Nesses casos, o adolescente acha que os outros o julgam por causa de sua aparência e, então, adota estratégias para que não percebam o seu problema. Quando o comportamento do jovem começa a causar prejuízo, é hora de procurar além de um dermatologista, um psicólogo ou um psiquiatra. "Deixar de ir ao colégio, não querer sair com os amigos, ficar em casa a maior parte do tempo ou tentar a esconder as espinhas o tempo todo ou ficar em casa a maior parte do tempo em casa é um forte prejuízo. Então, é hora de procurar ajuda antes que o problema se agrave", afirma o psiquiatra.


Tire suas dúvidas! 
 Veja as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre espinhas:











Isso é um mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação direta do chocolate com a acne. Esse problema está relacionado a questões hormonais e a fatores genéticos.



É uma condição frequente. No período pré-menstrual, o corpo apresenta uma maior atividade hormonal, o que pode explicar essa ocorrência. Se há um aparecimento de acne muito grande nesse período acompanhado de irregularidades menstruais, deve-se pesquisar problemas hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.

A limpeza de pele deve ser feita a partir do momento em que surgirem os primeiros cravos ou espinhas, normalmente no início da puberdade. Livre de impurezas, a pele "respira" melhor. Mas atenção: a limpeza de pele só pode ser feita por especialistas e sob recomendação do seu dermatologista. Do contrário, você corre o risco de ganhar cicatrizes e infecções, heranças de cravos e espinhas mal resolvidos.

Jamais! Ao espremê-las, você pode levar substâncias infectadas para áreas mais profundas da pele, ocasionando uma maior inflamação e a possibilidade de piora do quadro, como manchas e cicatrizes. O ideal é que a manipulação das lesões seja feita por um profissional capacitado, com material adequado e esterilizado.

O sol pode,em um primeiro momento, secar as lesões de acne e dar uma falsa impressão de melhora. Porém, após alguns dias, ocorre o chamado "efeito rebote" que seria um aumento da produção sebácea para compensar o ressecamento. E isso piora a acne.
Sim, se não limpar bem o rosto antes de dormir e se escolherem a maquiagem que obstrua muito os poros, como bases supercorretivas (que tem óleo em sua composição, para se obter uma maior aderência a pele).
A única comprovação científica disso, é que as pessoas que têm intolerância à proteína do leite costumam ter uma piora do quadro de acne quando ingerem derivados desse alimento. O que vemos, na prática, é que uma alimentação baseada em frutas e verduras, com pouca gordura, é responsável por uma melhora no quadro de acne.
Na maioria das vezes não. No início, estes cosméticos controlam a acne. Mas depois, as bactérias ficam resistentes a eles, pois não são remédios, e sim cosméticos com uma pequena dosagem de ativos, como peróxido de benzoíla e ácido sallicílico. É recomendado procurar um dermatologista logo que aparecerem os primeiros sinais de espinhas.