"E por falar em saudade, onde anda você?..."

quinta-feira, janeiro 30, 2014 0 Comments A+ a-

Dia 30 de Janeiro - Dia da Saudade
 Citando Vínicius de Moraes, começo a falar sobre aquela dorzinha no canto do peito que todo mundo já sentiu: S A U D A D E

Muitos não sabem, mas hoje, dia 30 é considerado o dia desse sentimento tão involuntário.. Seja por um gosto antigo, pelo cheirinho de bolo assado da mamãe ou o perfume de quem a gente ama, sempre tem algo que nos faz pensar e pulsar um pouco mais em favor da dor ou um pequeno aperto..
Uma música, a sensação de pisar na grama, o cheiro de protetor solar, merthiolate, aquele doce de goma, sorvete escondido antes do almoço.. Tantas e distintas saudades que até nos fazem pensar, ou pelo menos ao meu ver, que quando estamos começando a viver como adultos presenciamos esse sentimento até nessas e tantas outras coisas simples..
 A saudade está presente em nós, nas poesias, no amor, nas lembranças de tristeza, quando alguém parte, falece.. padece as lembranças e as lágrimas nunca (JAMAIS) fariam tanto sentido para expressar.. Um amigo que era próximo, uma roupa que tinha, uma música que já fora favorita, palavras ditas, bons jogos, SNES, dormir sem ter horário para acordar, brincar, correr, ser livre ou apenas sentir saudades por sentir..

A gente cresce, a vida toma seu curso, a gente acaba sofrendo tardiamente por saber que não damos valor a pequenas sensações quando se pode, queremos crescer antes do tempo e passamos uma vida querendo ser criança novamente.. Sentindo saudade daquilo que era bobo, até mesmo da alegria que era se ganhar uma nota de um real para comprar caramelo na banquinha da esquina..

No dia da saudade a sugestão é poder ver boas e velhas fotos, comer aquele doce que você não come à anos, abraçar a quem se ama, sentir o cheiro do hidratante que nossa mãe usa (na própria pele com um abraço), encostar em um diário e lembrar como era doce depositar palavras ali, pisar descalço na areia fina, QUALQUER E TODO TIPO DE COISA que te afaste da rotina e te faça matar saudades..
O dia é da saudade, mas a melhor sensação do mundo é poder matar.. Mesmo que seja de um pequeno jeito, de um pequeno espaço de tempo.. Comemorar com um sorriso e aliviando aquela "dorzinha de aperto" no peito é a melhor forma possível de achar um significado para essa palavrinha que está presente em tantos vocabulários de vidas por ai..


Curiosidades sobre a saudade:

Perambulando pelo Wikipédia, descobri que a palavra em si "saudade" só existe no vocabulário Português e Galego, legal né? Lógico que o sentmento existe em qualquer pessoa e em qualquer cultura, mas uma palavra que defina somente pertence a esses, usada perfeitamente para descrever misturas de sentimentos de perda, falta, distância ou amor.. E olha que, essa palavrinha tão simples está listada em uma das mais usadas nas poesias de amor da nossa língua ;D

Sua origem: 

 Diz a lenda que o termo foi cunhado na época dos Descobrimentos portugueses e do Brasil colônia, quando esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão. Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana. - Wikipédia 

 Saudade também entre espécies:

 A saudade é típica dos mamíferos sociais: ocorre entre semelhantes, como em tantos primatas, como na afeição dedicada ao homem no caso do cão. A saudade sugere a observação do conhecimento fundado na "imitação do outro" (como no caso do pássaro que transmite melodias de uma geração para outra com fidelidade) e está "... permanentemente sob a ação de vozes internas, impregnados de palavras, constantemente submetidos a discursos mentais cuja textura linguística é impressa por nossos pais quando aprendemos a falar". A distância, ou afastamento de quem se ama pode provocar efeitos psicológicos no organismo e desencadear reações que vão da sensação de angústia até o desenvolvimento de um quadro depressivo. - Wikipédia
 Tantos sonetos, poesias, músicas, textos ou vídeos que mostram a saudade até no pulsar de um gesto, no olhar de alguém, na forma de falar ou de embargar lágrimas.. Vejo saudade como algo nobre, quem tem uma saudade e pode matar é um ser sortudo.. Quem ama sente saudade, seja o que for, amor é algo nobre também.. Sem amor não há uma existência marcada.. Apenas um dia após o outro.

Feliz dia da Saudade :3